TRF 2ª Região - Concurso em breve

CARREIRA




por Luciano Leite

Quero começar este texto afirmando que não tenho a menor intenção de passar uma “receita de bolo” de como passar em entrevistas de emprego para telemarketing. Cada empresa, cada selecionador possui expectativas, necessidades e valores diferentes portanto tentar criar uma “fórmula milagrosa” que prevesse estas condições seria no mínimo anti-ético além de impossível.

Neste artigo quero passar um pouco da minha experiência como selecionador de empresas, inclusive de call centers, onde pude perceber as dificuldades da maiorias das pessoas que se candidatavam para trabalharem como operadores de telemarketing.

Espero que com estas “dicas” você possa melhorar o seu desempenho nas entrevistas e com isto conquistar um bom trabalho o mais rapidamente possível. Mas lembre-se, se você não se esforçar tudo que citarei neste texto será apenas palavras bem intencionadas. Portanto, mãos à obra e boa sorte.

Quando uma pessoa interessa-se por uma vaga de trabalho em telemarketing algumas informações ela deve buscar:

- Que empresa é esta? Faça uma pesquisa na Internet e entre amigos que conheçam a empresa para descobrir um pouco da história, dos valores, dos clientes e dos projetos desta empresa. Use estas informações quando a empresa te fizer a famosa pergunta “por que você quer trabalhar conosco?”;

- Quais produtos / serviços trabalhados nesta empresa? Através da sua pesquisa você deve encontrar também informações sobre o que esta empresa promove, quais são as características destes produtos / serviços, preços, etc;

- Quais são as condições salariais e horários de trabalho disponíveis? Nem sempre é fácil chegar à estas informações antes da entrevista, mas caso você as consiga pode evitar de perder o seu tempo indo a uma entrevista para uma vaga que não atende as suas expectativas e necessidades;

- Fale sobre você. Treine isto, pode ser sozinho, de frente para o espelho, no papel ou com um amigo fazendo uma simulação. Você vai passar por isto e deve saber que se conhece e sabe se descrever;

- Treine suas competências. O cargo de operador de telemarketing exige profissionais que possuam uma boa comunicação, empatia, persuasão, paciência, motivação e persistência. Procure fazer atividades que forcem você a se comunicar e a se relacionar com outras pessoas. Festas, encontros de jovens na igreja, cursos podem ser um caminho. Procure estar sempre treinando e melhorando estes pontos que são fundamentais para o sucesso no trabalho de telemarketing;

- Simule vendas e atendimentos. É muito comum que as empresas peçam para os candidatos passarem por testes que simulam ligações telefônicas. Treine isto em casa, escolha produtos como jornal, revista, seguro e faça simulações com algum amigo;

- Acredite em você. Sem exagerar para não transmitir arrogância, mostre firmeza no que você fala e crença na sua capacidade. Motivação e otimismo são características fundamentais no trabalho de telemarketing mas que poucos candidatos apresentam durante as entrevistas de emprego.

Espero que estas dicas possam te ajudar.
Depois me escreva contando como foi sua experiência.

Boa sorte e sucesso !

Luciano Leite é psicólogo, professor, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, especialista em Recursos Humanos e coordenador dos sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

Contato: luciano@profissionaldesucesso.com.br ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


por Luciano Leite

Ao iniciar o processo de busca por um novo trabalho muitos profissionais ficam na dúvida se é necessário escrever uma carta de apresentação.

Apesar de não ser um consenso entre os selecionadores se a carta de apresentação é realmente necessária, o que pode-se afirmar é que ela não representa um fator decisivo na escolha de um profissional.

Quando o candidato opta por enviar uma carta, ele deve tomar alguns cuidados para que ela não prejudique a apresentação ou cause uma má impressão:

- A carta de apresentação não deve ser uma repetição de das informações contidas no currículo;

- O texto não deve ser longo, confuso e nem conter erros de português;

- A carta deve servir de breve apresentação do candidato, suas competências e suas disponibilidades, quando houver de tempo ou para viagem;

- Outro erro muito comum nas cartas de apresentação é possuir vários comentários genéricos que além de serem óbvios de nada acrescentam, como dizer “ser honesto”, “ser trabalhador” entre outros.

Ao pensar sobre escrever ou não uma carta de apresentação, e se o seu currículo estiver bem escrito e te der confiança em fazer uma boa exposição da sua carreira prefira contar apenas com o currículo.

Sucesso!


Luciano Leite é psicólogo, professor, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, especialista em Recursos Humanos e coordenador dos sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

luciano@profissionaldesucesso.com.br -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Conheça as perguntas mais comuns na maioria das entrevistas e prepare-se para sair-se bem nos processos de seleção.



Por Luciano Leite

Cada entrevistador tem um estilo próprio de conduzir o processo de seleção e reserva
algumas perguntas diferentes baseadas na realidade de cada empresa, entretanto uma série de perguntas são comuns na maioria das entrevistas.

Vamos relacionar aqui as perguntas mais comuns e esperamos que com isto você possa se preparar melhor e obter sucesso na busca por um ótimo trabalho.

Depois escreva-nos (contato@profissionaldesucesso.com.br) dizendo como foi o seu desempenho e se houveram perguntas que ainda não relacionamos aqui.

Sucesso !

1) Faça um breve resumo sobre quem é você.
2) Comente sua formação escolar
3) Relacione os principais fatos da sua carreira profissional
4) Quais são seus pontos fortes e fracos? O que tem feito em relação a eles?
5) Qual o projeto para sua carreira nos próximos 5 anos?
6) O que você pretende aprender para se desenvolver profissionalmente?
7) Quais eram suas principais atividades na última empresa que trabalhou?
8) Quais foram suas principais conquistas nesta empresa?
9) Por que você saiu de lá?
10) O que você menos gostava no seu último emprego?
11) Cite as características de um ex-chefe excelente, e um ex-chefe ruim.
12) O que o seu ex-chefe falaria sobre você?
13) Por que você quer trabalhar nesta empresa?
14) O que você conhece sobre esta empresa?
15) O que te qualifica para este cargo?
16) Qual a sua pretensão salarial?
17) O que você fará para se entrosar com a equipe?
18) Qual será sua atitude se perceber que alguém da equipe não te recebeu bem?
19) Você já esteve envolvido em alguma disputa por cargo? Como reagiu?
20) O que você faria se percebesse que seu colega de trabalho está tendo algum comportamento que não é permitido pela empresa?
21) Por que devemos contratar você e não outro candidato?
22) Cite as características de alguém que você admira profissionalmente.
23) Como é a empresa ideal para se trabalhar?
24) Como você reagiria se levasse uma bronca em público?
25) Como você lida com pressão?
26) Como você faz para estabelecer o que é urgente e o que é prioritário?
27) Você é uma pessoa organizada? Dê um exemplo.
28) Como você lida com fofocas?
29) Você já sentiu alguém estava se promovendo através do seu trabalho?
Como lidou com isto?
30) Descreva o seu estilo de trabalhar?
31) Você acha que o seu desempenho é melhor atuando em grupo ou sozinho?
32) Dê um exemplo de situação de conflito que você teve que lidar.
33) O que você gosta de fazer nas horas de lazer?
34) Você consegue executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo? O que acha disto?
35) Como você faz para se manter informado?
36) Você gosta de ler? Comente os últimos 3 livros que leu.
37) Quais são seus sonhos pessoais?
38) Você quer fazer alguma pergunta?
39) O que eu ainda não perguntei e você gostaria de dizer?

Luciano Leite é psicólogo, professor, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, especialista em Recursos Humanos e coordenador dos sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.



luciano@profissionaldesucesso.com.br